Homenagens a Pedro Seume

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2017

"Expressamos aqui nossas mais profundas condolências pelo passamento de Pedro Seume, membro veterano e dedicado da Diretoria do Sintra, colega e amigo. Vai-se mais um de nós.
Que seja ele abraçado por São Jerõnimo em sua chegada do lado de lá!
Que não lhe tenham faltado moedas para pagar ao barqueiro em sua travessia!
E que encontre a Luz Eterna que brilhará com todos nós tradutores --- transpositores de culturas, ideias, sentimentos, profusões de uma vida --- também na próxima vida!
Que o Pai Eterno o tenha recebido de braços abertos!"


*******************************************

In Articulo Mortis”

Dê-me um motivo para falar de um amigo, colega e companheiro. Mas, que não seja a morte!

Portanto, para nós do SINTRA, Pedro Seume estará sempre vivo em nossas lembranças, já que desde a primeira diretoria do nosso sindicato, em 1988, ocupou o cargo de primeiro secretário. Desde então, foi ferrenho defensor das causas sindicais de nossa classe sem nunca perder a candura que sempre lhe foi peculiar. Esteve presente praticamente em todas as diretorias até hoje, ora como secretário, ora como tesoureiro, ora como vice-presidente. Todavia, nunca quis exercer o cargo de presidente, o que demonstra a sua modéstia como ser humano. Comigo foi vice-presidente nas duas gestões em que presidi nosso SINTRA na virada do século. Enfim, a vida lhe pregaria, com ardileza, a imposição de ser Presidente, quando nossa também saudosa Maria Franca deixa vacante o cargo pelo mesmo motivo e, Pedro Seume, assume por oito meses a presidência. Sempre presente, calmo, apaziguador e unificador. Assim foi e sempre ficará sua lembrança para todos nós do Sindicato Nacional dos Tradutores. Continue olhando e cuidando de nós lá por cima onde, tenho toda a certeza, São Jerônimo o recebeu para continuar trabalhando em sua equipe celestial.

Guilherme José Abrahão

2° Vice-presidente


29 de setembro de 2017

 

*******************************************

Pedro Seume  além de amigo era uma das pessoas mais educadas que já conheci.
Foi uma honra conhecê-lo e atravessar com ele e com Paulo Wengorski tantos períodos difíceis no Sintra.
Abraços carinhosos à família,
Heloisa Martins Costa.

28 de setembro de 2017

*******************************************










[ Voltar ]